A indicação inédita que ‘Ainda Estou Aqui’ trouxe…


Mais de 25 anos após a indicação de Central do Brasil ao Oscar de melhor filme internacional em 1999, Ainda Estou Aqui conseguiu romper o jejum brasileiro na categoria nesta quinta-feira, 23 de janeiro, ao ser anunciado como um dos cinco longas que disputarão pelo troféu na noite de 2 de março. Para além disso, o filme surpreendeu ao conquistar algo inédito para qualquer produção nacional: foi indicado à categoria principal, melhor filme. Para atingir outra façanha e se tornar o primeiro trabalho brasileiro a vencer a disputa global, o filme de Walter Salles terá que desbancar o francês Emilia Pérez, o dinamarquês A Menina com a Agulha, o alemão A Semente do Fruto Sagrado e o letão Flow. Em melhor filme, ele bate de frente com Emilia Pérez, Conclave, O Brutalista, Anora, Um Completo Desconhecido, Wicked, Duna: Parte Dois, A Substância e Nickel Boys.

Antes dos dois filmes dirigidos por Salles, mais três filmes brasileiros concorreram ao prêmio. São eles O Pagador de Promessas (1963, de Anselmo Duarte), O Quatrilho (1996, de Fábio Barreto) e O Que É Isso, Companheiro (1998, de Bruno Barreto). Nenhuma produção nacional é reconhecida pela premiação desde o fim da retomada do cinema brasileiro, período entre 1995 e 2002 no qual a Lei de Incentivo à Cultura favoreceu uma nova era de fomento aos cineastas do país. Desde então, a melhor chance dos brasileiros veio em 2004, quando Cidade de Deus foi indicado a quatro categorias do Oscar. O drama de Fernando Meirelles, porém, já havia sido enviado como representante do Brasil para a cerimônia de 2003, então foi desclassificado da categoria internacional.

Além das duas indicações, o filme disputa também na categoria de melhor atriz com Fernanda Torres. Ela é a primeira brasileira a concorrer ao prêmio desde a mãe, Fernanda Montenegro.

Quem recebe o prêmio de melhor filme internacional?

Diferente das demais categorias do Oscar, o prêmio internacional não é destinado a qualquer membro da equipe do filme premiado, mas sim para o país como um todo. Até hoje, a nação mais laureada é a Itália, com 14 estatuetas, seguida pela França (12) e Japão (5).

Continua após a publicidade

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial



A indicação inédita que ‘Ainda Estou Aqui’ trouxe…

O documentário ‘Ainda Estou Aqui’ dirigido por Gabriele Galimberti e produzido pela Netflix, trouxe à tona uma indicação inédita e poderosa: a importância de resgatar e preservar as histórias de vida dos idosos.

Ao longo do filme, somos apresentados a diversos idosos de diferentes partes do mundo, cada um com suas experiências, memórias e lições de vida únicas. Através de entrevistas, fotos e vídeos, podemos mergulhar na riqueza e diversidade dessas narrativas, revelando a sabedoria e a profundidade que só a idade e a vivência podem proporcionar.

A indicação inédita que ‘Ainda Estou Aqui’ nos traz é a valorização e o respeito pelos idosos, enxergando neles não apenas pessoas que envelheceram, mas seres humanos com muito a ensinar e compartilhar. É um lembrete de que cada indivíduo tem uma história digna de ser contada e ouvida, independentemente da idade.

Portanto, ao assistir a este documentário emocionante, somos instigados a refletir sobre nossa relação com os idosos em nossa sociedade e a reconhecer a importância de preservar suas histórias e experiências para as gerações futuras. ‘Ainda Estou Aqui’ nos mostra que, mesmo com o passar dos anos, essas pessoas continuam vivas, presentes e cheias de sabedoria para compartilhar.

Tags:

  1. Ainda Estou Aqui
  2. Indicação inédita
  3. Filme nacional
  4. Drama brasileiro
  5. Cinema nacional
  6. Novidades do cinema brasileiro
  7. Ainda Estou Aqui resenha
  8. Crítica do filme Ainda Estou Aqui
  9. Diretor brasileiro
  10. Melhores filmes brasileiros

#indicação #inédita #Ainda #Estou #Aqui #trouxe..

Comments

Leave a Reply

Chat Icon