Como o Sporting vai avançar no mercado de inverno


Depois da Taça da Liga, processo vai acelerar mas Rui Borges está ainda a avaliar o plantel e os jovens da formação e principalmente focado no jogo com o V. Guimarães. Do lateral ao médio (o que pode acontecer)

Rui Borges chegou ao Sporting há uma semana. A preocupação do treinador, naturalmente, passou e passa pela recuperação desportiva da equipa, no campeonato, com o reassumir da liderança ao primeiro jogo — e logo num dérbi com o Benfica (1-0). Mas com o novo ano abre-se a janela de mercado e os planos dos leões, que passavam por negócios de oportunidade e eventualmente um extremo, poderiam mudar com a mudança para o sistema de jogo do novo treinador. Esse é assunto para avançar depois da Taça da Liga, sendo que poderá haver alguma prenda para o novo técnico mas para já ainda sem grandes alvos — até porque primeiro há uma avaliação do plantel e dos jovens da formação a fazer pelo técnico. Prioridade será manter os que estão, com Viktor Gyokeres à cabeça. O próprio Rui Borges o admite.

«É normal que prefira ficar com o Viktor», eis a resposta do treinador sobre receber novos elementos para o plantel ou ver algum tubarão pescar o supergoleador. «Porque é um jogador diferenciado, está identificado com o clube, com a equipa, com os colegas. É um jogador importante e qualquer treinador quererá e quereria contar com ele até o fim», explica Rui Borges.

Quando Ruben Amorim trocou o Sporting pelo Manchester United prometeu não contratar em Alvalade em janeiro. As notícias que chegam de Inglaterra, no entanto, dão conta de miras apontas a Gyokeres já no mercado de inverno… A cláusula de 100 milhões de euros é a segurança leonina, garantia a que Rui Borges não dá grande significado: «O clube não precisa de dar essa garantia, o clube tem cláusulas nos atletas, se em algum momento baterem as cláusulas, às vezes o próprio clube não pode fazer nada, se a vontade do atleta for sair… Mas não me foco nisso, não estou preocupado e não digo isso da boca para fora, é mesmo o que penso.»

Esta conversa sobre Gyokeres surgiu a propósito de uma pergunta feita a Rui Borges na conferência de imprensa de lançamento do encontro com o V. Guimarães: está preparado para perder algum jogador em janeiro? «O futebol é feito disto, os jogadores têm cláusulas, têm tudo, é muito negócio hoje em dia, é uma indústria nesse sentido. Se tenho algum plano se perder jogadores? O plano é o trabalho. Claro que queremos sempre os jogadores mais identificados com a nossa ideia de jogo, mas vou falar um bocadinho do que foi o meu caminho, porque adaptei-me sempre ao que tive nos clubes. Tento adaptar à equipa, a equipa adapta-se e depois dentro disso cada um tem as suas qualidades. Não me preocupo  muito com isso, porque é perder tempo. O futebol é isto, entra-sai, entra-sai, jogadores, treinadores…», respondeu o líder da equipa técnica dos verdes e brancos.

Também no que se refere a possíveis entradas o treinador leonino confessou que «mais do que estar preocupado com o mercado» tem de se preocupar com «os jogadores» que tem. «Porque cheguei há pouco tempo e tenho de acelerar processos, acelerar comportamentos e estou muito mais focado nisso do que propriamente naquilo que será o mercado. Agarro-me aos jogadores que tenho, não me queixo. Não me posso estar a desviar para o mercado porque a gente perde pontos e anda aqui num vai e vem… Se o mercado nos der alguma coisa, ótimo; se não der, ótimo na mesma. Vamos com os que temos e seremos muito competentes», garantiu Rui Borges, numa altura em que avalia eventuais necessidades.

ALBERTO, PARA JÁ, FORA DOS PLANOS

O mercado abre, o treinador e o sistema de jogo mudou e já se especula sobre necessidades do plantel. Porque a forma de jogar de Rui Borges pode indicar que faltam laterais ao leão, antes pensado em 3x4x3, e também reforço do meio-campo. Seriam estas à partida as posições a reforçar. E poderá Borges prometer não contratar à antiga equipa, o V. Guimarães, como Amorim prometeu não contratar ao leão? «Há lá jogadores muito bons… Só prometo trabalho. Se em algum momento tiver de indicar algum, vou indicar sem problema», disse. Esta quinta-feira, foi noticiado o nome do lateral-direito Alberto, que, para já, não entra nos planos.



O Sporting está determinado a reforçar o seu plantel durante o mercado de inverno e garantir que continuam a lutar pelo título esta época. Com algumas lacunas identificadas na equipa, os Leões estão a planear algumas movimentações no mercado de transferências para fortalecer o seu plantel.

Uma das posições que o Sporting está a tentar reforçar é a de avançado, com a possibilidade de trazer um jogador que possa complementar os seus atacantes atuais e aumentar a sua capacidade de marcar golos. Além disso, o clube também está a considerar reforçar a defesa e o meio-campo, para garantir maior solidez e equilíbrio em todas as áreas do campo.

Com a liderança na Liga NOS em jogo, o Sporting está determinado a garantir que têm todas as peças necessárias para continuar a sua excelente campanha até ao final da temporada. Com uma abordagem cuidadosa e estratégica ao mercado de inverno, os Leões estão confiantes de que podem reforçar o seu plantel e manter-se na luta pelo título.

Fique atento às próximas movimentações do Sporting no mercado de inverno, pois os Leões estão determinados a avançar e reforçar a sua equipa para alcançar o sucesso esta época.

Tags:

Sporting, mercado de inverno, contratações, reforços, negociações, transferências, jogadores, futebol, equipa, reforço do plantel, contratações de inverno, mercado de transferências, rumores, Sporting Clube de Portugal.

#Como #Sporting #vai #avançar #mercado #inverno

Comments

Leave a Reply

Chat Icon