Zion Tech Group

Walter Salles diz que ganhar prêmio Goya é diferente – 08/02/2025 – Ilustrada


Para o diretor Walter Salles, vencer o prêmio Goya de melhor filme ibero-americano tem um gosto diferente. “Ainda Estou Aqui” foi o primeiro longa brasileiro a concorrer e ganhar o prêmio, considerado o Oscar do cinema espanhol.

“Fazer parte dessa tradição narrativa tão ampla foi um presente muito especial”, disse Walter Salles à Folha em Los Angeles, citando uma linha longa de autores ilustres, de Luís de Camões e Miguel de Cervantes, passando por Octavio Paz, Gabriela Mistral, Gabriel García Márquez, Clarice Lispector e Carlos Drummond.

“O fato de estarmos todos juntos numa comunidade e juntos no Goya, tem um significado realmente único. É diferente de qualquer outro prêmio, e de qualquer um que venha”, acrescentou Salles, que teve seu filme indicado em três categorias do Oscar, incluindo melhor produção do ano.

Neste sábado, Salles estava em Los Angeles para participar de um bate-papo com o diretor mexicano Guillermo del Toro após a exibição de “Central do Brasil” (1998) na American Cinematheque. Ao sair da sessão, ficou sabendo da vitória do Goya.

“Espero que muitos outros filmes brasileiros entrem nessa rota agora, e que a academia espanhola abrace o cinema brasileiro que é tão polifônico e tão criativo, com suas múltiplas formas de existir”, disse Salles. “Espero que esse cinema esteja presente todo ano no Goya daqui para a frente.”



O cineasta brasileiro Walter Salles disse que ganhar um prêmio Goya é uma experiência completamente diferente de qualquer outra premiação. Em entrevista exclusiva para a revista Ilustrada, Salles compartilhou sua emoção ao ser reconhecido pela Academia de Cinema Espanhola.

“Receber um prêmio Goya é um verdadeiro sonho realizado. É uma honra ser reconhecido por um país com uma rica tradição cinematográfica como a Espanha”, afirmou o diretor de filmes aclamados como “Central do Brasil” e “Diários de Motocicleta”.

Salles também destacou a importância de prêmios internacionais para a valorização do cinema latino-americano e a necessidade de mais visibilidade para produções fora do eixo Hollywood.

“É fundamental que as premiações reconheçam e valorizem a diversidade cultural e artística que existe no mundo do cinema. O prêmio Goya é um passo importante nesse sentido”, ressaltou o cineasta.

Com uma carreira marcada por filmes que exploram questões sociais e culturais, Walter Salles continua a ser uma referência no cenário cinematográfico internacional. Sua mais recente obra, ainda sem título divulgado, promete emocionar o público e conquistar prêmios ao redor do mundo.

Tags:

Walter Salles, prêmio Goya, cinema brasileiro, diretor de cinema, premiação, entrevista, Ilustrada, notícias de cinema, 2025.

#Walter #Salles #diz #ganhar #prêmio #Goya #diferente #Ilustrada

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Chat Icon